sábado, 18 de fevereiro de 2012

Matemática na costura

         Olá a todas, olha eu aqui novamente, meio devaneando e projetando. neste período que estive fora costurei algumas peças principalmente vestidos,  que é o que mais consigo fazer, mas ainda está me faltando a máquina fotográfica para mostra-las para vocês (bela blogueira né?). Também costurei uma bermuda para uma amiga querida, mas confesso que foi um completo e triunfante fracasso, rsss, nunca havia feito uma peça masculina, mas não desisti, já adquiri tecido para outra bermuda e agora só falta reunir os cacos da minha auto estima de costureira e tentar novamente.
        Como disse antes, aprendi costurar sozinha e com as informações colhidas aqui na net, então pratiquei costurar vestidos, não sei se pela comodidade e praticidade  de se vestir rapidamente com uma só peça, ou porque leva menos tecido e se pode fazer duas peças em uma, talvez seja porque nunca conseguia encontrar vestidos que me caíssem bem (ser baixinha demais não ajuda). Então seja lá porque, tenho poucas blusas e saias que costurei e agora quero mudar isso. Abanar a preguiça e mergulhar numa aventura para qual não seu se estou pronta. rssss.
         Vou renovar meu guarda roupas de trabalho e abracei o desafio de criar 5 blusas\camisas e 5 saias que combinem todas entre si, que possibilitem 25 combinações diferentes.
          Estou colhendo informações e tentando reunir inspiração para empreender minha viajem, e tenho estes pontos principais:
  • Quero bons tecido para criar roupas que durem bastante, resistam ao uso constante no trabalho;
  • Que sejam atemporais e que não saiam de moda;
  • Que transmitam a seriedade que o trabalho cobra, sem me envelhecer;

As vezes acho que estou pedindo demais da principiante que sou eu, mas acho que chego lá.
Deixo algumas fotos para terem uma idéia do que estou pensando e peço socorro, alguém tem alguma idéia que pudesse me ajudar?

       



Me desejem sorte.
Abraços

Eilane

11 comentários:

  1. Terá um belo desafio pela frente, hein? Desde que comecei a costurar (dez 2010), meu sonho é fazer peças para mim, mas até agora só tenho ajustado roupas de lojas e costurado almofadas rsrsrsrs As camisas das fotos são lindas, acho que o bom mesmo é conseguir fazer uma que lhe caia bem e depois trabalhar nos detalhes, tecidos... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte!
    Tem um molde online gratuito pra essa blusa com babados na frente no site da burda
    http://www.burdastyle.com/patterns/jj

    adorei as suas escolhas, e definitivamente vale a pena usar materiais de qualidade, já que vc vai investir seu tempo em costurar as peças.

    tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, é mesmo um desafio, ainda mais para mim que ainda não domino a técnica. mas com perseverança sei que chego lá. abraços

      Eilane.

      Excluir
    2. Oi Elisana, brigada pela visita, acabei de baixar o molde, vou adapta-lo ao que preciso. Brigadão


      BJS

      Eilane

      Excluir
  3. eSTOU TE SEGUINDO! VC CONSEGUE!!
    OLha, comprei minha maquina de costura e ate agora so a utilizei para dar acabamento as minhas peças de croche, e algumas almofadas. Vc consegue!
    No meu blog tem um link de download de revistas de moldes, sao mais de 20 revistas, estou baixando aos poucos, ainda nao sei o q hà nelas, mas vou pegar o q me serve quem sabe nao te ajuda tbm.
    Tbm sou aprendiz de costura e tudo q aprendo e na net.
    Vou me aventurar, pois tenho uma bebe de 6 meses, somos POBRES! vou pegar camisas do marido q ele nao usa, e fazer vestidinhos pra ela...ain...nao vejo a hora de ter alguma coisa pronta.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Estou na mesma situação que você...nunca fiz curso de corte e costura, apenas trabalhei com algumas costureiras que me ensinaram algumas coisas, mais digamos que 80% do que aprendi até agora, foi por meio da internet, mais sonho é sonho e eu sei iremos chegar lá...beijus!!!!
    http://deliriosdeumamaquina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, brigada pela visita. Estou ansiosa, mas vou dar um passo de cada vez.

      Abraços

      Eilane

      Excluir
  5. Olá Eilane! Tudo bem querida!?
    Minha sugestão é a seguinte; ache um molde que assente bem em seu corpo (pode ser de uma peça já sua), faça uma versão simples, depois utilize a mesma base e mude alguns pontos e tecidos, assim tera mais segurança de costurar e menos prejuizo, pois já sabe que acentará bem. Por fim sugira que inicie com as saias (eu acho mais facil e rapido de costurar, e isso já vai espantar o desanimo e falta de motivação, a gente tende a se animar quando vemos a coisa fluindo bem ;D).E não tenha pressa!!! a final são 10 peças que fará!

    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, eu tinha pensado nisso mesmo, já tenho uma base para blusa que fui modificando aos poucos até que o caimento ficou bom, rssss, agora vem a parte difícil, sempre tento interpretar os modelos, mas no final a peça acaba ficando um pouco diferente daquelo que eu esperava kkkk.
      Brigada pela visita e conselhos, vou aplica-los.

      Abraços
      Eilane

      Excluir
  6. É colega esse é um fator primordial, a visão interpretativa é tudo, e só adiquirimos na pratica mesmo, pois curso basico (como o que eu fiz) não ensina nada, no inicio eu era muito apressada, queria costurar como a Tany sabe!! foram muitos tecidos para o lixo, muita linha gasta de tanto fazer e desfazer e fazer de novo, mas não desanimei, quando conseguia a aparencia pretendida, o acabamento era terrivel!!!e assim fui evoluindo, afinal já fazem 7 anos de costurinhas!!!

    Lojas de tecidos online existem algumas, mas nunca comprei, tenho medo de não gostar do tecido.

    ResponderExcluir
  7. Amiiiiga, assim como vc sou iniciante. Vivo remexendo o seu blog, cadê vc???
    Bjss
    A paz

    ResponderExcluir